Chuchar, Chupeta e Dedo… Até Quando?

A sucção é importante para satisfazer necessidades nutritivas, psicológicas e emocionais do bebé e faz parte do seu desenvolvimento psicomotor.

Chuchar a chupeta ou o dedo acalma a criança (e os pais…) mas não deve se estender além do tempo “normal”.

Chupeta até quando Chupeta até quando 02

E o que é o tempo normal?

Estudos mostram que a remoção deste tipo de hábito a partir dos 2 anos de idade é o ideal. Em casos que a criança já apresente a mordida cruzada aos 2 anos de idade é muito importante que o hábito seja corrigido para que haja autocorreção. Nestes casos, se o hábito prolongar-se até os 3 anos, provavelmente não haverá autocorreção e a mordida terá que ser descruzada com aparelho no futuro (a partir dos 5, 6 anos de idade). Consulte o seu Médico Dentista, Odontopediatra ou Ortodontista.

 

E o que pode acontecer se o hábito persiste por mais tempo?

Uma consequência pode ser a mordida aberta anterior, caracterizada pelo afastamento dos dentes superiores e inferiores numa vista frontal dos dentes, impedindo que estes se toquem. A persistência do hábito pode levar ainda ao estreitamento da arcada superior, causando a mordida cruzada posterior.

A mordida aberta pode levar a outro tipo de mau hábito, a interposição lingual, caracterizada pelo posicionamento incorreto da língua em momentos de repouso e/ou função.